Promoções são tão importantes assim?

Qua, 03 de Julho
Por David Bertoncello

O mercado está cada dia mais competitivo. Cada vez mais as empresas buscam a todo custo conseguir a atenção do prospectivo cliente. Então, as empresas que inovam em atrair clientes geralmente conseguem se sair bem nesse cenário. A grande pergunta é: Como conquistar a atenção do meu público-alvo e convencê-lo a conhecer meus produtos ou serviços?

Conquistando o Cliente

Imagine que um possível cliente está em dúvida entre você e seu concorrente. O que vai contribuir para que ele escolha por você, e não seu concorrente? A resposta é simples: Vantagens. O que você oferece como vantagem ao seu cliente? Um cupom para concorrer à um sorteio? Um brinde exclusivo? Descontos especiais? Esses são apenas alguns exemplos que mostram ao consumidor que, comprando o seu produto ou serviço, ele ganha ou concorre a algo a mais. Isso leva seu potencial cliente a pensar: "Bem, se eu optar pela loja A(seu concorrente), apenas comprarei o produto e vou para casa. Mas se eu optar pela loja B(sua loja), além de comprar o produto, posso ser presenteado". Isso, na maioria dasa vezes é o suficiente para convencer o consumidor a conhecer sua empresa e seu produto ou serviço. Então você conquistou o prospectivo cliente e o recebeu em sua loja ou empresa. Esse é um momento crítico. É a hora em que você pode fidelizar ou não o cliente. Por um lado, se você priorizar o bom atendimento, ganhar a confiança dele e proporcionar uma experiência "UAU", o consumidor voltará mais vezes e se tornará fiel. Por outro lado, se o cliente vivenciar uma má experiência, seja pela demora, pelo atendimento, por valores que não estão em conformidade com anúncios ou mesmo pela organização e limpeza do local, isso pode afastá-lo.

Atraindo atenções

Vimos que criar promoções não significa necessariamente baixar valores, mas inclui mostrar vantagem ao cliente. Porém, para que essa promoção de seu produto ou serviço seja um sucesso, é preciso que você seja encontrado e que suas promoções se tornem conhecidas. Uma das maneiras mais eficazes de promover seu produto ou serviço para seu público alvo são as redes sociais, pois possibilita alcançar um público segmentado em grande quantidade por um valor relativamente baixo, através de impulsionamento. Se for bastante atrativa, incentivará os usuários a compartilharem sua publicação com seus amigos.

Alguns cuidados

Promoções podem criar alguns problemas, se não forem bem planejadas. Por exemplo, se a equipe de atendimento não estiver bem informada sobre a promoção e sobre os requisitos para participar, pode gerar certa confusão entre usuários e culminar até mesmo em avaliações negativas em sua fanpage. Também é necessário informar claramente seu úblico de como a promoção funcionará, fixando datas para transmitir confiança e compromisso. Além disso, é prudente uma reunião com o financeiro para garantir que você lucre com as promoções, e não tenha prejuízo algum. Isso envolve uma análise de probabilidade e definição de metas. A UP Agência pode ajudar você a criar uma promoção eficaz desde o planejamento até a execução em si. Será um prazer ajudar você. Basta escolher um horário para conversarmos clicando neste link.